segunda-feira, 25 de julho de 2011

Violência no futebol

 A violência no futebol
       Caros amigos, hoje pela Taça BH presenciamos um lance que com certeza irá chocar os torcedores de todo o país. Durante o jogo da equipe do Vasco contra a equipe do Sport, o jogador Romário do Vasco se contundiu e ficou no chão do gramado, o Vasco vencia por 3 a 1 e na pressa por estar em desvantagem, um jogador do Sport tentou apressar o vascaíno e foi empurrado pelos jogadores do time carioca dando inicio à confusão.
       Enquanto os atletas discutiam, o goleiro do Sport visivelmente fora de si chegou dando uma voadora no jogador Elivélton do Vasco, o atingindo na região da nuca com muita violência. Logo após a confusão se estabilizar, Elivélton ainda estava no chão sentindo muitas dores e teve que ser imediatamente enviado à um hospital. A equipe do Sport Recife demitiu o goleiro, o que não é mais do que sua obrigação, e a policia informou que irá registrar um boletim de ocorrência por conta de tal agressão. Elivélton passa bem. Segundo os médicos, o raio-x feito não apontou nenhuma anomalia. O jogador será enviado à Belo Horizonte para fazer alguns exames complementares, mas já se sente bem e até anda em seu quarto no hospital.
        A questão é: Nada de grave aconteceu. Mas e se acontecesse? E se este garoto a uma hora dessas estivesse paralitico? Exagerado? Nem tanto, quando se trata de uma região tão sensível do corpo, todo cuidado é pouco. E o que temos que tirar de lição com esta situação é que os clubes brasileiros não dão estrutura para a formação mental dos nossos jovens. Como exemplos, além deste jovem goleiro que agora dificilmente conseguirá jogar em outro time profissionalmente podemos citar o ex-goleiro do Flamengo Bruno, e outros casos não tão alarmantes, mas casos de jogadores que se aposentaram e não tem mais dinheiro, ou vivem de favor. A realidade do futebol brasileiro é a seguinte, os clubes só se importam com os jogadores que serão úteis à ele e não se importa em como irão ficar as centenas que não alcançam o profissional, e também não se importam em formar a cabeça de um jogador para saber gastar com cuidado e ter uma vida tranqüila, ou até mesmo tratá-lo pelo lado psicológico para que tragédias como as de hoje não tornem a acontecer.
      Gostaria que esta fosse a ultima noticia sobre violência no futebol que publico, porém infelizmente não será, enquanto os clubes não mudarem sua filosofia e sua forma de trabalho com as camadas jovens, poderemos esperar cada vez mais profissionais incapacitados psicologicamente, como vemos em quase todas as partidas do brasileirão por exemplo, quase sempre tem discussão ou briga. Mas é melhor encerrarmos por aqui, por que este assunto já rendeu muito e ainda vai render muito mais infelizmente, pois o futebol é a arte e a alegria, e não esta covardia que se viu em campo hoje.

      Gostou do blog? Ajude-nos a divulgá-lo, indique para os seus amigos e familiares, comente sobre nossas postagens, todas as críticas construtivas serão analisadas. Muito obrigado por lerem e me sigam no twitter @Matheushp2 , para mais atualizações sobre o blog e mais comentários.  

By: Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário